No dia 22 de setembro de 2025, os alunos do CCEV subiram ao palco do Teatro Municipal de Santos para uma emocionante apresentação na modalidade “Hip Hop para PCD”, durante o evento Primavera Cultural, promovido pela Fábrica Cultural da Secretaria de Cultura (Secult). O evento foi um verdadeiro encontro entre arte, inclusão e emoção, reunindo diversas instituições e proporcionando momentos cheios de significado tanto para os participantes quanto para seus familiares.
A coreografia foi cuidadosamente criada e conduzida pelo professor Alexandre Snoop, a quem expressamos nossa profunda gratidão pelo carinho, dedicação e sensibilidade com nossos alunos. O resultado foi uma apresentação vibrante, fruto do trabalho coletivo entre o coreógrafo, os docentes e os alunos do CCEV, que brilharam no palco com alegria, expressão e muito talento.
O que é a Primavera Cultural?
O mês de setembro foi dedicado à celebração da arte, do talento e da expressão corporal com a realização do Primavera Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) por meio do projeto Fábrica Cultural, nos dias 12, 14, 16, 22 e 23. Com uma programação ampla e gratuita, o evento reuniu apresentações de dança, teatro, música e diversas expressões artísticas, protagonizadas pelos alunos dos cursos oferecidos pelo projeto.
Ao longo desses cinco dias, o público pôde apreciar mostras artísticas variadas, que refletiram o aprendizado e a criatividade desenvolvidos nas oficinas do Fábrica Cultural. Mais do que um simples palco de apresentações, o Primavera Cultural representa uma celebração do processo formativo e criativo dos estudantes, destacando o poder transformador da arte e da cultura e reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão, o acesso cultural e o incentivo a novos talentos.
O Fábrica Cultural se consolidou como uma das principais ações de formação artística de Santos, oferecendo cursos e oficinas de dança, música, artes visuais, artes urbanas e teatro em todas as regiões da cidade. A iniciativa busca estimular a criatividade, a sensibilidade e a expressão artística de seus participantes. Ao longo de sua trajetória, o projeto já transformou a vida de milhares de santistas, ampliando o acesso à cultura e revelando novos talentos locais. Somente neste ano, mais de 8.500 pessoas participaram das atividades oferecidas pelo Fábrica Cultural.
Essa ação também está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 – Educação de Qualidade, proposto pela ONU, reforçando seu compromisso com a formação e o desenvolvimento humano por meio da arte.
Confira no site oficial tudo o que aconteceu: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/talentos-florescem-no-primavera-cultural-com-alunos-do-fabrica-cultural-em-santos



