CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESPERANÇA E VIDA

Bem-vindo ao C.C.E.V: Transformando Vidas com Esperança e Dedicação

O Centro de Convivência Esperança e Vida (CCEV) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que celebra mais de duas décadas dedicadas a educação, cuidado, ao acolhimento e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, associada a outras síndromes em todas as fases da vida. A Instituição atende adolescentes, jovens e idosos que são encaminhados pela SEDUC/SEDESP, após a procura no setor especializado.

 

Nossa História e Propósito

     Fundado em 2002 pelo casal Izilda e José Luiz, o CCEV nasceu de uma vivência profundamente pessoal. Ao perceberem que sua filha Ana Mariaao chegar à adolescência, já não encontrava espaços que favorecessem sua continuidade formativa e sua socialização, pois foram barrados na régua da faixa etária, dessa forma, eles transformaram essa frustração em ação. Assim, surgiu um ambiente educacional acolhedor, digno e transformador, criado não apenas para ela, mas para todas as pessoas com deficiência intelectual que, como Ana Maria, enfrentava e ainda enfrentam barreiras e buscam oportunidades para se desenvolver, conviver e exercer sua autonomia. Mesmo após o falecimento de Ana Maria, sua família mantém firme o propósito de seguir transformando vidas, preservando seu legado de educação inclusiva e sonhando, agora mais do que nunca, em ampliar a instituição para alcançar ainda mais pessoas que precisam desse espaço. 

     No percurso de sua história, o Centro de Convivência Esperança e Vida (CCEV) reafirma um compromisso fundamental: reconhecer que a pessoa com deficiência intelectual é um sujeito de direitos em todas as fases da vida, adolescência, idade adulta e velhice. Pensar a educação de forma contínua, acolhedora e inclusiva significa compreender que o desenvolvimento humano não se encerra na infância e que cada etapa traz novas necessidades, potencialidades e formas de participação social.

 

Nossa Missão

     É baseada na nossa história e propósito que se alicerça a missão do CCEV: oferecer um espaço que garanta aprendizagem, convivência, autonomia e dignidade ao longo de toda a vida. Aqui, adolescentes, adultos e idosos com deficiência intelectual encontram oportunidades de se expressar, de aprender, de interagir e de construir sua cidadania, respeitando seus ritmos, suas histórias e seus modos singulares de existir.

 

Justificativa

 

Fundamentado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o CCEV atua para assegurar o exercício pleno e equitativo dos direitos da pessoa com deficiência, garantindo sua participação social em todas as fases da vida. Em consonância com os arts. 8º, 11, 27, 28 e 30 da LBI, a instituição contribui para a efetivação do direito à proteção integral, à educação inclusiva, à formação continuada e ao apoio individualizado, por meio de atendimentos multiprofissionais, oficinas, atividades pedagógicas adaptadas e ações de lazer.

O CCEV promove ambientes que respeitam a diversidade, fortalecem vínculos afetivos e incentivam a autonomia, especialmente relevantes no atendimento a adultos e idosos, considerando as demandas associadas ao envelhecimento. Dessa forma, reafirma seu compromisso com uma Educação Inclusiva ao Longo da Vida, prevenindo o isolamento social e ampliando oportunidades de participação comunitária e laboral.

Assim, alinhado aos princípios da LBI, o CCEV se consolida como espaço essencial de proteção social, inclusão e garantia de direitos, fortalecendo trajetórias com mais equidade, pertencimento e dignidade.

 

Método de avaliação institucional

     O Plano de Trabalho do CCEV apresenta estrutura consistente, objetivos claros e metodologia alinhada à Educação Especial e à inclusão social. O planejamento demonstra compromisso com práticas pedagógicas e socioeducativas acessíveis e significativas.

     A equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogo, assistente social, nutricionista, educador físico e equipe de apoio — assegura atendimento qualificado por meio de oficinas e atividades que promovem desenvolvimento, autonomia e cidadania. O acompanhamento contínuo e humanizado orienta o replanejamento das ações conforme as necessidades de cada aluno. O plano fortalece a autonomia, a convivência comunitária e o desenvolvimento integral, ampliando a participação social das pessoas com deficiência intelectual a partir dos 14 anos. Reafirma, assim, o compromisso do CCEV com práticas inclusivas, inovadoras e humanizadas.

Apoio